segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Servidores do IFAL entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores – docentes e técnicos – dos 11 campi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) aderiram na manhã de hoje a greve nacional da categoria, que se iniciou no final de julho e na última sexta-feira já atingia 16 estados, 30 sindicatos e 89 unidades de ensino em todo o país.

Em assembleia realizada hoje pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional (SINTIETFAL), que representa a categoria em Alagoas, os servidores do IFAL, com bom número de filiados comparecendo ao local – inclusive muitos com lotação no interior –, aderiram ao movimento pela necessidade de lutar contra a precarização de suas condições de trabalho e os salários aviltantes que recebem.

A pauta do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), inclui 12 pontos a serem negociados com o Governo Federal, estando entre eles: um reajuste emergencial de 15% para correção da defasagem salarial; a reestruturação das carreiras docente e dos técnicos administrativos; a redução da carga de trabalho; e a equiparação de direitos, como o auxílio alimentação, que existem em outras categorias de servidores públicos federais e não lhes são estendidos.

Além de Alagoas, outros cinco sindicatos tinham assembleias marcadas para hoje, com mais 13 agendadas até o sábado, podendo ampliar e fortalecer ainda mais a greve. Os primeiros sindicatos a deflagrar greve foram os de Catú/BA, Fortaleza/CE (Sindsifce), João Pessoa/PB (Sintef-PB), Ouro Preto/MG, Palmas/TO, Salvador/BA, São Gabriel da Cachoeira/AM e São Paulo/SP.

Alagoas, que contra com uma estrutura antiga e precisando de investimentos para modernização de suas unidades, conta com a representação do docente Alexandre Fleming (IFAL/Murici) no comando nacional de greve, o qual viajará até Brasília no próximo sábado para externalizar essa condição ao sindicato nacional.

As atividades do comando de greve em Alagoas para os próximos dias serão:
  • 09/08 (terça-feira): visitar os campi de Murici, Satuba (manhã) e Marechal Deodoro (tarde)
  • 10/08 (quarta-feira): visitar os campi de Arapiraca, Palmeira dos Índios (manhã) e Santana do Ipanema (tarde)
  • 11/08 (quinta-feira): visitar os campi de Penedo (manhã) e Piranhas (tarde)
  • 12/08 (sexta-feira): visitar o campus de Maragogi (manhã)
  • 15/08 (segunda-feira): Reunião do Comando de Greve no SINTIETFAL

Nenhum comentário: