terça-feira, 16 de agosto de 2011

Que negociação que nada!

Temos recebido algumas mensagens apontando divulgação na internet de que o PROIFES e o ANDES estariam negociando com o governo.

Quando nos debruçamos efetivamente sobre o conteúdo das mensagens percebemos que as tais negociações não foram tão adiante assim como o título das mensagens procuram dar entendimento.

Temos percebido que mesmo para o PROIFES, entidade historicamente comprometida com o governismo, não existe possibilidade para o fechamento de qualquer negociação neste momento, até porque o governo não apresentou nada que motivasse às lideranças que participam dessas tais negociações. Inclusive há o questionamento de que o atendimento de qualquer elemento ligado aos docentes, seja do ensino superior, seja da EBTT, deve passar pelo tratamento isonômico entre esses dois segmentos docentes, bem como o atendimento paritário de ativos e aposentados. Enfim, o que o governo apresentou não vai ao encontro de nenhuma dessas posições.

E além de não haver o atendimento do que pretende o PROIFES como princípios para a negoicação, temos os companheiros (as) do ANDES que apresentam nos seus relatos que o governo não avançou nem um pouco na direção do que é defendido por aquele Sindicato Nacional. Em resposta, o ANDES já está pautando a greve nas suas Assembleias de Base e Plenária Nacional, inclusive já tendo aprovado em ambos os fóruns um Indicativo de Greve a ser definido em Plenária Nacional e rodada de Assembleias que ocorrerão de 17 a 20 de agosto.

Ou seja, não existe negociação efetiva, mas sim a tentativa do governo de tentar iludir parte da nossa base de que a negociação estaria acontencendo com quem não está em greve. Apenas uma tentativa de desmobilizar a nossa greve.

Nenhum comentário: